Friday, May 29, 2015

Soneca Cafeinada, a ciência recomenda!



Já parou para pensar por que o café te dá aquele ânimo para retomar os trabalhos depois do almoço? Ou para ficar a acordado depois daquela estronda-night? Pois é, nem eu, mas ocorre que o processo é bem maneiro.

Quando realizamos nossas atividades diárias - especialmente aquelas que exigem engajamento cognitivo mais intenso -, o cérebro produz um sub-produto chamado adenosina, que se aloja em seus receptores e provoca a sensação de cansaço (veja a figura acima), fadiga mental, etc.

Acontece que a estrutura molecular da cafeína é bastante similar a da adenosina (ver figura abaixo). Então, grosso modo, a cafeína toma o lugar da adenosina e impede o seu depósito nos receptores. Isso explica o efeito renovador, a maior clareza de pensamento e aquela sensação de que tudo vai dar certo (Ok, posso estar exagerando).


Mas como a soneca se encaixa nesse arcabouço? Bom, dormir também contribui para uma maior disposição, certo? E é assim porque durante o sono o organismo limpa os receptores, reduzindo o acúmulo de adenosina.

Daí, a soneca cafeinada. Pois, a cafeína demora cerca de 15 minutos para percorrer o sistema digestório, entrar na corrente sanguínea e chegar ao cérebro. Nesse ínterim, cabe aquela sonequinha, para limpar os receptores e liberar mais slots para a cafeína. Além disso, se passar muito de 15 minutos, incide a inércia do sono, pois o córtex pré-frontal reduz sua atividade e pode demorar para retomá-la.

Por conta disso, diversos estudos concluem que a ingestão de café seguida de uma soneca de 15-20 min provoca uma melhora no desempenho cognitivo mais acentuada que aquela que a soneca e o consumo de cafeína engendram isoladamente. 

Logo, segundo a melhor evidência empírica disponível, os gestores deveriam institucionalizar a soneca cafeinada, com o propósito de melhorar o desempenho do seu time.




No comments:

Post a Comment