Tuesday, September 30, 2014

Mudanças climáticas: Redução do desmatamento: Uma vitória pouco comemorada

Durante o encontro da Cúpula de Mudanças Climáticas da ONU, houve uma série de manifestações clamando por ação ao redor do mundo. Em uma delas, uma brasileira entrevistada exortava que o Brasil fizesse a sua parte para reduzir a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa e para a consequente alteração do clima do Planeta.

É evidente que se deve envidar todos os esforços para evitar o cenário catastrófico para o qual estamos caminhando, caso seja mantida a estrutura produtiva atual. Contudo, será que a ação brasileira e os auspiciosos resultados já alcançados são conhecidos?

Segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 2004 e 2011, a redução do desmatamento da floresta amazônica reduziu em cerca de 60% a emissão de gases estufa associada à mudança do uso da terra, . O quadro abaixo mostra o movimento em números absolutos.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais


A estimativa do World Resources Institute é ainda mais otimista. Calcula-se que o menor desflorestamento ocasionou uma redução de 76% nas emissões associadas ao uso da terra (em verde), o que implicou a queda de 36% nas emissões totais. Na figura abaixo, pode-se verificar a redução em valores absolutos.

Fonte: WRI, CAIT 2.0. 2014. Climate Analysis Indicators Tool: WRI’s Climate Data Explorer. Washington, DC: World Resources Institute. Available at: http://cait2.wri.org



Dessa forma, o Brasil reduziu a sua participação nas emissões globais de cerca de 5,5% para 3%, no período considerado, conforme pode ser visto na figura abaixo.
Fonte: WRI, CAIT 2.0. 2014. Climate Analysis Indicators Tool: WRI’s Climate Data Explorer. Washington, DC: World Resources Institute. Available at: http://cait2.wri.org


Portanto, na última década, houve um grande avanço no sentido da redução das emissões de gases estufa, por meio de um maior controle do desmatamento.

No comments:

Post a Comment